Arquivo de Clubes >> Estados >> Bahia >> Itabuna Esporte Clube

 

Itabuna Esporte Clube

itabunaec.jpg (12815 bytes)

Fundação 23 de Maio de 1967
Endereço Travessa do Eucaliptos s/n - Bairro Conceição

CEP 45600-000 Itabuna/BA
Estádio  Luiz Viana Filho (Itabunão) - municipal, 20000
-
Uniforme Camisa azul com mangas brancas, calção branco e meias azuis

Apelido Azulão Grapiúna
Títulos Campeão Baiano da Segunda Divisão 2002
Internet www.itabunaec.hpg.com.br http://www.angelfire.com/theforce/itabuna/ 
Itabuna EC

2005 - Itabuna Esporte Clube já definiu o treinador é Zé Silva (que já dirigiu o Grapiúna Atlético Clube e a Seleção de Floresta Azul).  A base é a mesma de 2004. Plantel: Goleiro Robson e Ewerton; laterais Rick, David e Jânio; zagueiros Jeriel, Weskley, Tuta, Leandro e Léo Guerreiro; volantes Rondinelli, Patrick e André; Meias Adriano e Denis; Atacantes Celso, Gugu, Danilo Nacif e Ronaylle e Luizinho.

2004 -
O Itabuna Esporte Clube fechou contrato de parceria com o Cruzeiro, atual Campeão Brasileiro. Com a parceria, a equipe itabunense receberá, por empréstimo, jogadores do time mineiro, além de comissão técnica oriunda das divisões de base da Toca da Raposa. O técnico Célio Costa, 42 anos, é ex-jogador de futebol e formado em Educação Física. Trabalha há quatro anos nas divisões de base do Cruzeiro e já passou, como treinador, pelo Colatina, Villa Nova, Valeriodoce, América Mineiro, Paraisense e Guarani de Divinópolis. O presidente do Itabuna, Ricardo Xavier, acredita que a parceria vai ajudar muito o Itabuna no Campeonato Baiano, não só na colaboração dos profissionais dentro e fora de campo, como também na utilização da imagem do Cruzeiro

2003 - O Itabuna volta à primeira divisão do Baianão depois de 10 anos. O técnico é Beto Oliveira. Entre as novidades estão o centroavante Zé Mário (que já atuou no Fluminense de Feira, CSA de Alagoas e Camaçari), o lateral-direito Luís Carlos (ex-jogador do São Paulo, Atlético/PR e Coritiba), além do zagueiro Canta, que atuou pelo Bahia e também em Portugal.

Junho 2002 - O Itabuna está de volta à primeira divisão do Campeonato Baiano. Com o empate por 1 a 1 contra a Jacuipense, a equipe do sul do Estado garantiu a sua volta à elite do futebol estadual em 2003. A grande surpresa da partida foi o público que compareceu ao estádio Luiz Viana Filho: 23.024 pagantes, superior à soma de todos os jogos das duas primeiras rodadas do estadual. A diretoria promete realizar pelo menos três contratações no segundo semestre para que o time possa manter a sua base em 2003. Os dirigentes também querem apoio do estado para uma completa reforma no estádio Luiz Viana Filho.

A torcida Grapiúna está voltando a reviver os velhos tempos em que as grandes equipes do futebol brasileiro tinham respeito pelas cores azul e branco do Itabuna Esporte Clube. E com uma campanha impecável — sete vitórias e três empates

Invicto na competição, o Itabuna faz o torcedor lembrar com saudades e esperança da forte equipe que em 1980 disputou a Taça de Prata do campeonato nacional, conseguindo realizar uma boa campanha. A diferença entre elas é que, na época, a equipe era formada por jogadores da região e de fora, inclusive com jogadores do eixo Rio/São Paulo e agora ela tem sua base na prata da casa.

Mas nem tudo é festa. A sede do Itabuna pode ir a leilão. Uma das muitas ações trabalhistas movidas contra o clube e que está em fase de execução pode fazer que o clube perca sua casa. O advogado Ruy Correa garante que isso não vai acontecer e afirma que "isso é resultado dos desmandos acontecidos em administrações anteriores, mas a nova administração está empenhado a manter o patrimônio do IEC".

H O Itabuna Esporte Clube foi fundado em 23 de Maio de 1967, oriundo do Itabuna Futebol Clube, criado em 3 de Maio de 1929 na categoria amadora.As cores do clube em sua fundação eram amarelo e preto, mudando para azul e branco em homenagem à Seleção Amadora, hexacampeã baiana da categoria.A construção da sede social, em 1979, em área privilegiada doada pela CEPLAC, transformou-se na maior conquista do Itabuna Esporte Clube. Com um projeto arrojado executado pelo então presidente João Xavier de Oliveira Filho, a sede foi inaugurada em 8 de Fevereiro de 1982. Beca, Perivaldo, Paulo Cezar, Gérson Sodré e Léo Briglia são alguns dos nomes revelados pelo clube.

 

Nacionais

Taça de Prata em 1980, 81 e 84

 

estaduais

Primeira Divisão: 1967 a 1993 e 2003 a 2005

 

noticias

Agora Online
A Região
A Tarde
Correio da Bahia

c_fbf.gif (3313 bytes)c_est.gif (3313 bytes)
itabuna_rondinelli_2003.jpg (15202 bytes)

b_info.jpg (7363 bytes)