Arquivo de Clubes >> Estados >> Paraná >> Portuguesa Londrinense

o

Associação Portuguesa Londrinense

portuguesa.jpg (13628 bytes) Fundação 14 de Maio de 1950
Sede Administrativa Rua Louis Franciscone 730 Jardim Castelo
Londrina/PR
Estádio Jacy Scaff(do Café) - municipal,  44000 - e Uaby Chaiben(da Vila Santa Terezinha) - 5000 -
Uniforme Vermelho, verde e branco
Internet
http://www.esportelondrina.com/portuguesa/
Portuguesa Londrinense

2003 Claudinei; Cassiano, João Renato, Roberto, Paulo Henrique e Carlos Eduardo; Zé Roberto, Marcian e Daniel; Paulinho e Caniggia. Técnico: Cláudio Antunes

2002 - O time foi vice-campeão da segunda divisão no ano passado, perdendo na final para o Grêmio Maringá e este ano a diretoria contratou o técnico Manoel Rodrigues, campeão estadual como jogador pelo Cascavel (1981), e, como treinador, campeão da segunda divisão do Campeonato Catarinense (1999).
A base do time é formada por jogadores contratados pela parceria com o grupo “Revela, Brasil”, mantido pelo lateral Cafu, da Roma e da seleção brasileira. Entre os destaques estão três juniores: o goleiro Dida, o lateral-esquerdo Alex e o meia Daniel. Outro ponto forte são os experientes volantes Edilson, Zé Roberto e Robert. A intenção do treinador é ter mesclar juventude e experiência.

H - No ano de 1950, no dia 14 de maio, foi fundada na cidade de Londrina a Associação Portuguesa Londrinense. Inicialmente, chamava-se Associação Atlética Portuguesa de Desportos, mas o nome foi alterado em 1997, em assembléia geral. Com o nome de Portuguesa de Desportos disputou três estaduais - 1959, 60 e 61.

Só retornou às atividades profissionais em 1997 e desde então disputou todos os campeonatos profissionais do Estado, inicialmente na Segunda Divisão. Em 1999 chegou à série A-I, junto aos grandes clubes do Estado. Com a mudança na designação da competição para Série Ouro, a "Lusinha" como é conhecida, permaneceu na divisão principal.

Apesar de não possuir títulos, o clube conta com um grande patrimônio: o estádio Vila Santa Terezinha, com capacidade para 3 mil pessoas sentadas, e seu centro de treinamentos de 33 mil m2, com três campos e um alojamento para 50 atletas.

A equipe, porém, manda seus jogos no estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, com capacidade para 10 mil pessoas, ou no estádio do Café, para 45 mil pessoas.

A Associaçâo Portuguesa Londrinense tem Centro de Treinamento próprio no Estádio dos Amadores da Vila Santa Terezinha, Estádio Uaby Chaiben, em Londrina, localizado na Avenida Dez de Dezembro, esquina com Avenida Santa Mönica, no Bairro/Jardim Castelo-Vila Santa Terezinha. Sua sede adminsitrativa está localizada à Rua Louis Franciscone 730, Jardim Castelo, Londrina
Retornou às atividades profissionais no ano de 1997, e desde então, tem disputado todos os campeonatos profissionais do Estado do Paraná, com os seguintes resultados práticos nas competições :- Série A-II de 1998, terceiro colocado; Série A-II de 1999, Vice Campeã Estadual, acessando a Série A-I ou Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional ao lado de Clube Atlético Paranaense, Coritiba Football Clube, Paraná Clube, Malutron Clube, Londrina Esporte Clube e outros. Vice Campeã em 1998, da Copa Paraná de Futebol Profissional, primeiro torneio seletivo para a Copa Sul MInas, realizada por inciativa dos clubes do Sul do Brasil, sendo realizada a primeira em 1999, tendo com campeão o Grêmio de Porto Alegre. No ano de 2001, disputou a Série A-I, sagrando-se Vice Campeã novamente. Neste ano ocorreu uma modificação da designação da competição, passando a existir a Série AII, AI e Série Ouro, definidos pelo cirtério técnicno da competição de 2000, da Série Ouro/A-I. Em 2002, retornou a maior divisão de futebol profissional do Estado do Paraná, ao lado do já consagrados clubes paranaenses, ficando garantida sua participação também para o ano de 2003, na elite do futebol paranaense.
Tem como destaque a formação de atletas, hoje distribuídos nos mais consagrados clubes nacionais :- Anderson (SC Corinthians Paulista) Willians (Coritiba FC), André Astorga (União Barbarense FC), Lucivan/Cabelo(SE Palmeiras), Luis Fernando (CR Vasco da Gama), Wagner, Anderson e Douglas (Santos FC) entre outros, principalmente nas categorias profissionais e de juniores.
Presidente Helio Henrique de Camargo, dirige o clube, com outros oito sócios, sendo o primerio clube do interior do Estado do Paraná com caractrísticas de clbue empresa. Seu Estádio, é o Estádio do Café, em Londrina com capacidade para 44.000 espectadores. Seu outro Estádio é o Estádio da Vila Santa Terezinha/Estádio Uaby Chaiben, com capacidade para 5000 espectadores.

Texto enviado por Helio Henrique de Camargo, Diretor Presidente da Portuguesa Londrinense

 

Nacionais

Nenhuma

 

estaduais

Primeira Divisão: 2000 e 2002/2003

 

noticias

Jornal de Londrina
O Bonde
Esporte Londrina

Estádio do Café

b_info.jpg (7363 bytes)