Arquivo de Clubes >> Estados >> Rio Grande do Sul >> Esportivo de Bento Gonçalves

 

Clube Esportivo de Bento Gonçalves

 

 

Fundação 28 de Agosto de 1919
Endereço Av Osvaldo Aranha 493 Cidade Alta
CEP 95700-000  Bento Gonçalves/RS Tel. (54) 452 2165
Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos - próprio, 13000 - 

Uniforme Camisa com listras verticais azuis e brancas, calção azul e meias azuis
Presidente José Décio Dupont

Títulos Vice-Campeão Gaúcho 1979
Vice-Campeão Estadual Segunda Divisão 1981
Campeão Torneio de Acesso à Série A 1999

Internet www.clubeesportivo.com.br

Esportivo, o clube da terra do vinho

2005 O Esportivo é um dos favoritos entre os clubes do interior. O técnico é Paulo Porto. Esportivo: Nivaldo; Tito, Paulo César, Jonatan e Jal; Ronaldo Bagé, Ivanildo, Marco Antônio e Edinho; Julinho e Marco Santos. Técnico: Paulo Porto. 

2004 Esportivo finalmente vai inaugurar o seu novo estádio no Campeonato Gaúcho deste ano. 'Ele será utilizado já no primeiro jogo da competição, diante do Pelotas, no dia 29 de fevereiro', O técnico Guilherme Macuglia, ex-centroavante do Grêmio nos anos 1980, tem a sua disposição 26 jogadores. A equipe contará com a experiência de Volnei Caio, 36 anos, ex-Grêmio. Além de Caio, o clube contratou ainda Joel Cavalo, ex-Veranópolis e Ernestina, ex-Zequinha. 

2003 - O técnico Celso Freitas tem a sua disposição jogadores qualificados como Lela, Lucianinho e Wanderlei. No ano passado, o Esportivo encerrou a fase classificatória do Gauchão em quarto lugar.

2002 - Depois da ameaça de ficar fora do Gauchão por causa das dívidas, o Esportivo se remodelou e passa a ter aspirações modestas para o Gauchão de 2002. A base do grupo é formada por ex-juniores e por jogadores que passaram pelo futebol amador do município. O objetivo é formar um grupo que possa se manter na primeira divisão e que renda frutos para daqui três anos. O técnico é Celso Freitas, que comanda o Esportivo pela sétima vez – a última foi no octogonal final do Gauchão de 2001. A grande novidade é o retorno do centroavante Serjão, que estava no Grêmio. Nivaldo; Tito, Toni, Éder e Ronaldo; Evanor, Dido, Manga e Lela; Rogério (Serjão) e Anderson Cebola.

2001 -O técnico é Anadon e o destaque da equipe é o meia Rivelino Equipe Base: Cássio; Flavinho, Bajo (Mano), Paulo Marcelo e Édson; Massey, Rodrigo, Rivelino e Zura; Vandick (Evandro Brito) e Zé Clei Técnico: Jorge Geraldo Peixoto Anadon

H - O futebol já era muito apreciado em Bento Gonçalves antes mesmo da fundação do Esportivo. No entanto, não havia em Bento uma equipe que tivesse condições de enfrentar de igual para igual as equipes de Caxias do Sul e Carlos Barbosa. Foi quando Leonardo Carlucci, funcionário do Banco Nacional do Comércio, reuniu esportistas locais a fim de fundar um clube nestas condições e surgiu o Esportivo.

O clube ganhou o apoio da comunidade e da prefeitura de Bento e em pouco tempo passou a ser respeitado na Serra Gaúcha. Em 1943, o clube conquista o vice-campeonato estadual de amadores Em 1945, o Esportivo dá um grande passo ao inaugurar o Estádio da Montanha e as conquistas passam se suceder: Campeão da Zona Leste 49, Vice-Campeão de Amadores 49, Campeão da Zona Leste em 1954 e Campeão da Zona Centro em 56.  Infelizmente, como muitos clubes da época, o Esportivo vivia grandes dificuldades financeiras. O departamento de futebol teve que ser fechado por alguns anos. Para piorar a situação, uma forte tempestade causa grandes prejuízos no estádio da Montanha. Os anos 60 são marcados por fracassos na Divisão de Acesso.

Em 1969, o Esportivo derrota o Avenida e conquista a Divisão de Acesso voltando para o convívio dos grandes clubes. A década de 70 é a maior da história do Esportivo. Já em 1970, o Esportivo surge como a primeira zebra do primeiro teste de Loteria Esportiva ao derrotar o Grêmio por 2 a 0. Em 1979, a conquista do vice-campeonato estadual numa equipe comandado por Valdir Espinosa, que depois viria a ser campeão do mundo com o Grêmio, e um jogador que estava começando, Renato Portaluppi, que depois viria a ser conhecido como Renato Gaúcho. Neste mesmo ano, uma partida histórica. Esportivo e Grêmio jogando pelo estadual na Montanha quando começa a nevar. O jogo acabou 0 a 0 e ficou conhecido como o "Jogo da Neve". 1979 também marca o início da construção do novo estádio que só viria a ser concluída em 2004.

Os anos 80 mantém a mesma qualidade dos 70 com a conquista do campeonato do Interior em 1987. Nos últimos anos, o clube tem enfrentado uma grave crise chegando a anunciar o licenciamento da Federação em 2001. Felizmente, a comunidade de Bento se mobilizou e o Esportivo voltou atrás e o clube participou do estadual 2002, 2003 e 2004, quando finalmente inuaugura o novo estádio.

Hino - "Da capital brasileira do vinho/ Honrando o esporte do Sul/ Tem sua sede e nosso carinho/ o valoroso Esportivo alvi-azul/ Ó Esportivo, tu és cinqüentenário, sabes lutar, sabes vencer/ Glórias alcançar, teu povo te aclama/ Viva o Esportivo alvi-azul, alvi-azul/ Verde como os parreirais/ Assim é nossa esperança/ Nos teus grandes valores reais/ Esportivo, avante, confiança!/ Estaremos contigo, Esportivo/ Na Montanha ou fora daqui/ Co' entusiasmo sempre vivo/ Aplaudindo ou sofrendo por ti."
Letra - Prof. Maria Frota / Música - Maestro Moyses

 

Nacionais
1989 - Segunda Divisão - Eliminado Primeira Fase (6. Colocado - Grupo 0)
Participou ainda da Taça de Prata 83 e da Terceira Divisão 87, 88 e 2004
Copa do Brasil 2005

 

estaduais

Primeira Divisão: 1970 a 1974, 1976 a 1980, 1982 a 2005

 

noticias

O Pioneiro
Zero Hora

Camisa EsportivoMontanha
esp_vs_pel.jpg (19140 bytes)
Foto: Diário Popular

b_info.jpg (7363 bytes)