Arquivo de Clubes >> Estados >> Rio Grande do Sul >> São José de Porto Alegre

 

Esporte Clube São José

Fundação 24 de Maio de 1913
Endereço Av Assis Brasil 1200 Passo d'Areia
CEP 91010-001  Porto Alegre/RS Tel. (51) 3361 6521
Estádio Passo D'areia  - 7500 -
Uniforme Camisa com listras verticais azuis e brancas, calção branco e meias azuis 
Títulos Campeão Estadual da Segunda Divisão 1963 e 1981
Campeão da Copa Gov. do Estado 1971

http://www.sgnet-rs.com.br/saojose/

Zequinha, terceira força de Porto Alegre

2005 O São José está pronto para o Campeonato Gaúcho de 2005. Murilo, Rafael, Bruno e Glauber;Serginho, Cristiano, Rigo, Rogério e Michel;Rudinei e Luciano Costa (Dinei). 

2004
 Decidiu apostar nos seus juniores para a disputa do Gauchão. Quase todos os clubes que competirão no regional estão investindo muito nas categorias de base, valorizando atletas formados no Estado.O São José cancelou, também, uma antiga parceria que tinha com Francisco Novelleto, agora presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Agora o parceiro do clube é o grupo argentino Mascardi, que trabalha na formação de jogadores. Dentro desse projeto, irão disputar o Gauchão pela equipe os argentinos Salcedo, zagueiro, e Díaz, atacante. No ano passado, o Zequinha mandou para o Ferro Carril Oeste, de Buenos Aires, o centroavante César, que teve uma passagem pelo Grêmio. O atacante já está de volta e disputará o Campeonato Gaúcho. César marcou um gol decisivo pelo Grêmio contra o Juventude, em Caxias do Sul, no Brasileiro de 2002, que garantiu o time na Libertadores do ano seguinte.

2003 - Mistura entre jogadores experientes e talentos revelados em casa. No papel, essa é uma das fórmulas para uma boa equipe. Transformar isso em realidade será o desafio do técnico China, do São José, no Gauchão.O representante da Capital na Chave 2 do Gauchão contratou jogadores com passagens por clubes do Interior, como o meia Ernestina e o atacante Evandro Brito, mas também promoveu alguns jovens que levaram o São José à terceira posição no estadual de juniores, em 2002. E, principalmente, segurou o atacante César, o mesmo que com um gol em Caxias do Sul, contra o Juventude, classificou o Grêmio para a Copa Libertadores deste ano. O coordenador de futebol é Paulo Roberto, ex-lateral de Grêmio, Botafogo e Atlético-MG.

2002 - Entre as metas do clube está a de vencer a primeira fase da competição, que garante, além da vaga aos quadrangulares finais, a classificação para a Copa do Brasil e a Seletiva da Copa Sul-Minas. O técnico é Luiz Carlos Winck. O grupo é praticamente o mesmo que disputou o campeonato em 2001.  A fórmula segue a mesma: jogadores experientes – como o atacante Chiquinho, goleador do ano passado, o zagueiro Luís Eduardo e o goleiro César Silva – dividindo espaço com os garotos das categorias de base do clube em uma equipe definida por Winck como rápida e qualificada. César Silva; Sidnei, Paulinho e Luís Eduardo; César Souza, Joel Marcos, André Rosa e Márcio Machado; Chiquinho, Zé Clei e Jorginho.Técnico – Luiz Carlos Winck

2001 - O Zequinha, representante da Capital, é dirigido por Luiz Carlos Winck, ex-Grêmio, Internacional e Vasco e terá a presença dos veteranos Luiz Eduardo, ex-Grêmio, e Luiz Gustavo, ex-Inter. Equipe Base: César Silva; Leandro, Paulo Roberto e Luiz Eduardo; Edinho, Senegal, Sidnei, Chiquinho e André Rosa; Rossano e Luciano. Técnico: Luiz Carlos Winck

H - Um grupo de jovens católicos, estudantes do Colégio São José, fundaram o Esporte Clube São José, o Zequinha, em 24 de maio de 1913. Entre os jovens fundadores estavam José Edgar Vielitz, Osvaldo Endler, Florêncio Wurding, Antônio Pedro Netto (Netinho), Arnaldo Peterlongo Ely e Léo De La Rue - que foi escolhido para ser o primeiro presidente do clube. Foi o irmão Constantino Emanuel, que incentivou os jovens que jogavam futebol na escola a formar um time. A primeira sede foi nos altos da ex-capela São José, na Rua São Raphael.   O clube estreou com vitória, vencendo o Hilsfverein por 2 a 0 no dia 22 de junho de 1913. A primeira partida oficial, pelo Campeonato da Cidade, aconteceu em 30 de agosto de 1914, e o Zequinha venceu por 4 a 0 o Fuss Ball Frisch Auf, clube de futebol da Sogipa. Atualmente, o clube é um dos destaques do futebol gaúcho e é considerado a terceira força de Porto Alegre.

O Esporte Clube São José  foi o primeiro time sul-americano a viajar de avião. A FIFA registra a excursão inédita do Zequinha à Pelotas em 1927, num hidroavião. A viagem ocorreu no domingo, 5 de junho, e durou 2 horas. A Varig que possuia apenas 1 hidroavião modelo Dornier Wal, solicitou na semana que antecedeu a viagem o peso exato dos jogadores para obter o melhor desempenho do hidroavião. O vôo teve como comandante Rodolfo Cramer. Depois desta epopéia, o São José só voltou a viajar de avião em 1959 para jogar contra o 14 de Julho em Passo Fundo

Logo após uma fusão mal-sucedida com o Clube de Regatas Almirante Barroso no final dos anos 60, quando chegou a ser apelidado de Zé Barroso, o São José conquistou um dos maiores títulos da sua história, a Copa Governador do Estado em 1971.  Em 1981, treinado por Vasques, o São José foi campeão da Segundona, conquistando o direito de disputar a Divisão Especial em 1982. O time, porém, enfrentou problemas e foi rebaixado no mesmo ano. Voltou a primeira divisão em 96, depois de uma parceria com o Renner. Durante esta parceria, o São José usou um uniforme em vermelho e branco como o velho Renner. A parceria acabou e logo veio uma nova parceira com a Multisom, loja gaúcha de eletrodomésticos. Recentemente, num lance de marketing ousado, o São José contratou o centro-avante Careca, ex-São Paulo e Napoli para atuar em alguns jogos do Gauchão.

Hino:  "Clube do céu Clube alvi-azul/ São José de tradição/ Mais simpático do Sul/ Resplandecente pavilhão/ Quem não sente o teu ardor/ Como um todo sempre unido/ Frente ao forte contendor/ Luta bravo e destemido/ Nasceu nacionalista/ Sagrando nobre história/ Na senda da conquista/ Candente busca a glória/ Zequinha traz um fado/Ardente e varonil/ De honrar o seu passado/ No esporte do Brasil"

Textos redigidos a partir da leituras da ZH, site desativado do São José, Revista da Famecos/Puc RS e Clicrbs. Informações e curiosidades atualizados a partir de pesquisas do Arquivo de Clube em arquivos da Biblioteca Nacional.

 

Nacionais

2003 - Série C
2001 - Série C - Eliminado Primeira Fase
1998 - Série C - Eliminado Segundo Fase(São Caetano(SP)(0-2,1-2))
1997 - Série C - Eliminado Segunda Fase (Avaí(SC)0-1,1-4)

 

estaduais

1937, 1961, 1962, 1971 a 1973, 1975, 1982, 1999 a 2005

 

noticias

Zero Hora
Correio do Povo

c_sjp.gif (2676 bytes)Passo D'Areia
inter_vs_sj_zh.jpg (19496 bytes)
Foto: Clicrbs

b_info.jpg (7363 bytes)