Arquivo de Clubes >> Estados >> São Paulo >> Esporte Clube São José

 

Esporte Clube São José

saojose.jpg (14095 bytes)

Fundação: 13/08/1933
Endereço: Rua Ana Gonçalves da Cunha 340
CEP 12220-290 São José dos Campos/SP Tel. (12) 3293346
Estádio : Martins Pereira - 22000 -
Uniforme: Camisa azul com listras amarelas, calção branco e meias azuis
Títulos: Campeão da Segunda Divisão Paulista 1972 e 1980
Campeão da Terceira Divisão Paulista 1965
Campeão da Quarta Divisão Paulista 1964
Internet:
http://www.esaojose.kit.net/
São José

 

Polêmica à vista

O novo distintivo do São José certamente vai gerar polêmica. A opção apresentada pela terceirizadora do clube é uma águia saindo do centro de um círculo em forma de engrenagem. De certa forma, o novo símbolo mantém as características básicas do atual. A águia continua sendo o "mascote" do clube e a engrenagem, que representa uma São José dos Campos pujante, operária e desenvolvida, continua. O tempo é curto para definição do distintivo ideal, mas acho que a diretoria e a empresa terceirizadora deveriam fazer uma consulta popular para a escolha.

Tradição

Particularmente sou contra a mudança do distintivo. Acho que o escudo de um clube é um patrimônio intocável. Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras --só para citar alguns-- não ousariam mudar seus distintivos. A justificativa é que a troca representaria a transformação pela qual o São José está passando. As intenções podem até ser as melhores possíveis, mas continuo achando que com tradição não se brinca. Se a orientação é da Federação, por causa da mudança de nome do clube --que se transformou em empresa-- que se retire então a inscrição "E.C." Só isso.

Principal título

O atual distintivo é o terceiro que o clube utiliza. É muita coisa para um clube que completa 70 anos no ano que vem. Além disso, foi com o atual distintivo que o São José conquistou os seus principais títulos, entre eles o vice-campeonato paulista de 89. Portanto, ele faz parte da história do clube. E os símbolos estão aí para ser eternizados. O São José não pode perder a sua identidade por causa de uma empresa que está chegando para "salvar" o futebol. Amanhã ela vai embora e daí. Volta o distintivo antigo? Essa mudança, ao meu ver, não é uma coisa tão simples assim. Os poderes constituídos do clube precisam se posicionar.

Mudança pequena

Acho até interessante a preocupação da empresa terceirizadora em dar a conotação de que um novo São José está nascendo. Limpo, sem dívidas e os vícios do passado. No entanto, se a mudança tiver mesmo que ocorrer, que ela seja a menor possível. Daquelas que passam sem se perceber. A questão também precisa ser decidida o quanto antes. Estamos a menos de um mês do início do Campeonato Paulista e se demorar muito a empresa de material esportivo não conseguirá confeccionar os novos uniformes a tempo.

Parcelamento

A empresa terceirizadora também terá que se preocupar com uma questão séria: o parcelamento da dívida do clube com o INSS, avaliada em R$ 3,9 milhões. O montante inclusive vem sendo executado pela Justiça Federal por falta de pagamento. O refinanciamento da dívida chegou a ser feito há alguns anos pelo ex-presidente Cláudio Santiago, que só pagou uma parcela. Depois disso, José Luiz de Almeida também iniciou negociações para a renovação, mas deixou o débito em aberto. Agora, se a dívida não for negociada pelo clube corre-se o risco de a nova terceirizadora ser responsabilizada pela dívida.

2003 - Pela segunda vez em toda sua história, o São José mudará seu nome e distintivo. A primeira mudança aconteceu em 1976. O time, que antes se chamava São José Esporte Clube, agora se chamará Esporte São José.
A medida tem como objetivo desvincular o departamento de futebol, que será assumido pela empresa São José Empreendimentos Esportivos S/C Ltda, do clube São José.
Com o futebol desvinculado da agremiação, a empresa tomará conta somente do futebol da Águia, enquanto o clube ficará incumbido de manter as atividades sociais e gerenciar as dívidas acumuladas nos últimos anos.
Assim, o departamento de futebol fica livre das dívidas do clube, principalmente as com a Federação Paulista de Futebol (FPF). Isso possibilitará ao time voltar a receber as cotas e direitos junto a FPF, já que não terá mais pendências com a entidade.
“Em 2003 os credores serão chamados para a renegociação das dívidas. O dinheiro para o pagamento virá do repasse de 10% lucro da terceirizadora”, comentou o terceirizador do clube, Pedro Yves Simão. “Isso será importante para o renascimento do time de futebol do São José”, emendou.

Novo distintivo
A terceirizadora de futebol do São José deve lançar, em janeiro de 2003, uma campanha na cidade para a escolha do novo distintivo. A forma da escolha ainda não foi definida, mas devem ser apresentados aos torcedores quatro logotipos diferentes para serem votados.

“As cores permanecerão as mesmas, o azul, o amarelo e o branco. Só devemos tirar as iniciais ‘E.C.’ do símbolo, pois a própria Federação nos orientou fazer isso”, confirmou Pedro Yves.

saojose.gif (5888 bytes)
Escudo Antigo

 

Nacionais

Disputou Primeira Divisão 1982 e 1990,  a Segunda Divisão 89, 91 e 92 e Terceira Divisão 97 e 2000 (Copa JH). E ainda uma edição da Copa do Brasil.

 

estaduais

Paulista: Primeira Divisão - 1988 a 1993, 1997 a 1999

 

noticias

www.e-futebol21.com.br

b_info.jpg (7363 bytes)